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sexta-feira, 17 de junho de 2011

O que é #1: Comportamento


A partir de hoje, teremos semanalmente a coluna “O que é”, para apresentar alguns conceitos que são fundamentais à análise do comportamento. Iniciamos com a apresentação da definição de “COMPORTAMENTO”.
        João está preocupado, pois seu filho, Carlos, tem evitado o contato social com crianças de sua idade, prefere brincar sozinho e não consegue dividir os brinquedos nas atividades da escola. Cláudia briga sempre com o marido, não consegue olhar para ele sem iniciar uma discussão que já chegou a culminar em agressão física. Rosa está deprimida já que não consegue encontrar uma namorada e ser aceita na família. José fica ansioso sempre que se vê em uma situação desconhecida: o coração dispara, as mãos começam a tremer e ele tem sudorese.
            Os fatos supramencionados envolvem ou não comportamento? Se o leitor respondeu que sim, está correto. Contudo, precisamos tomar cuidado ao usarmos o termo comportamento. Ferreira (2001) define comportamento como “com•por•ta•men•to sm. Maneira de se comportar; procedimento, conduta, ato” (p. 169, grifo do autor). Quando falamos de Behaviorismo, precisamos estar atentos à definição que os seus autores fizeram de comportamento, pois esta diverge daquela que corriqueiramente utilizamos no senso comum, como apresentado na citação anterior.
Skinner (2003, p. 16) alerta que o “comportamento é uma matéria difícil, não porque seja inacessível, mas porque é extremamente complexo. Desde que é um processo, e não uma coisa, não pode ser facilmente imobilizado para observação”. Numa definição genérica de comportamento, De Rose (2001) apresenta que este “refere-se à atividade dos organismos (animais, incluindo o homem), que mantêm intercâmbio com o ambiente” (p. 79), incluindo a movimentação dos músculos estriados e lisos além da secreção de glândulas.
            Ou seja, comportamento é a interação entre eventos ambientais e eventos do organismo. Os eventos ambientais são caracterizados como “estímulos” e os eventos do organismo são conhecidos como respostas. Moreira e Medeiros (2007) se referem aos estímulos como “parte ou mudança em uma parte do ambiente” e resposta “como uma mudança no organismo” (p. 18, grifos dos autores).
            Como apontado na citação de Skinner anterior, o comportamento é complexo e pode ser caracterizado em: reflexo e operante. Além disto, podemos falar em comportamentos mantidos por contingências e comportamentos encobertos e públicos. Apresentaremos a seguir a diferenciação entre comportamento reflexo e operante.
            Continuaremos a discussão da discussão de comportamento na próxima publicação, falando das diferenças entre comportamento reflexo e operante.

*Citamos neste artigo:
DE ROSE, J. C. C. O que é comportamento? Em BANACO, R. A. (org.)    Sobre comportamento e cognição: aspectos teóricos, metodológicos e de formação em análise do comportamento e terapia cognitivista. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2001. v. 1, p. 79-81.
FERREIRA, A. B. H. Miniaurélio Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
MOREIRA, M. B.; MEDEIROS, C. A. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


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